Rivais, mesmo, apenas em Santa Maria

Rivais, mesmo, apenas em Santa Maria

Foto: Divulgação

No último domingo (28), na Fundação Afif Jorge Simões Filho, em São Sepé, aconteceram as convenções municipais conjuntas do PDT, MDB, PT, Solidariedade e da Federação entre PSDB e Cidadania. O sexteto de partidos confirmou o lançamento e o apoio à reeleição dos atuais prefeito e seu vice, João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos, ambos do PDT.


​+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia


O curioso (alguém diria que são “coisas da política”) é que na boca do monte, a apenas 65 quilômetros do território sepeense, os seis partidos patrocinam nada menos que quatro candidaturas diferentes à prefeitura.

 
Sim senhor. PDT (com Paulo Burmann), MDB (Giuseppe Riesgo, do Novo), PT (Valdeci Oliveira) e PSDB/Cidadania (Rodrigo Decimo) aqui são adversários. Já acolá são grandes companheiros de jornada.

 
Em tempo: o encontro político de São Sepé contou com a presença de graúdos de todos os partidos, seja em corpo presente ou por representação. Inclusive ilustres santa-marienses.


Luneta

Dois graúdos
Dois dos protagonistas do pleito de 6 de outubro serão oficializados neste último final de semana das convenções. Começa neste sábado de manhã, na sede do partido, quando o PT confirma Valdeci Oliveira para prefeito e José Farret (UB), para vice. E termina no domingo, também no mesmo turno, no Floratta, com o encontro conjunto PSDB/PP, para a unção da dobradinha Rodrigo Decimo/Lucia Madruga.


Plano de governo
Como disse líder do MDB, são as “as démarches iniciais” do plano de governo. O fato é que foram nomeados representantes do partido para essa tarefa, certamente junto a nomes do Novo, os técnicos Jairo Dutra (coordenador geral), Carmem Pacheco, Diego Rigon de Oliveira e Guilherme Passamani. Com a participação da secretária geral Marta Zanell, o primeiro encontro aconteceu na tardinha de quinta-feira.


Concorrência
O número não está fechado e ainda podem acontecer mudanças até a hora de inscrição das chapas. Mas já é possível afirmar que haverá grande disputa pelas 21 vagas de vereador disponíveis a partir de janeiro. São ao menos 200 concorrentes dispostos a virar parlamentares. Não obstante existirem alguns favoritos, muita gente boa deve ficar pelo caminho, justamente por conta da qualificada concorrência.



E então...
Até o momento em que esta coluna era fechada, ainda não havia definição sobre os rumos do PRD no pleito de outubro. Ou havia, na medida em que se mantinha a pré-candidatura de Moacir Alves a prefeito. Isso ou a, quem sabe, adesão a chapa liderada por Rodrigo Decimo, do PSDB (ambos na foto). Decisão ficaria mesmo para a convenção municipal, que acontece na tarde deste sábado, na Câmara de Vereadores.


Para fechar
Tende a não prosperar qualquer investigação mais aprofundada, mas nem todos creem na explicação oficial para a desfiliação automática da militante e pré-candidata a vereadora pelo PT, Renata Quartiero. Há quem desacredite ter sido exatamente um, como fala nota petista, “erro interno do sistema da justiça eleitoral.” O fato é que o partido optou por essa justificativa. Que pode estar certa. Ou não.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Sete candidatos e ideologias bem marcadas, a maior das novidades nestas eleições Anterior

Sete candidatos e ideologias bem marcadas, a maior das novidades nestas eleições

As últimas decisões do PSol e do PDT Próximo

As últimas decisões do PSol e do PDT