Foto: Divulgação
No último domingo (28), na Fundação Afif Jorge Simões Filho, em São Sepé, aconteceram as convenções municipais conjuntas do PDT, MDB, PT, Solidariedade e da Federação entre PSDB e Cidadania. O sexteto de partidos confirmou o lançamento e o apoio à reeleição dos atuais prefeito e seu vice, João Luiz Vargas e Fernando Vasconcellos, ambos do PDT.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
O curioso (alguém diria que são “coisas da política”) é que na boca do monte, a apenas 65 quilômetros do território sepeense, os seis partidos patrocinam nada menos que quatro candidaturas diferentes à prefeitura.
Sim senhor. PDT (com Paulo Burmann), MDB (Giuseppe Riesgo, do Novo), PT (Valdeci Oliveira) e PSDB/Cidadania (Rodrigo Decimo) aqui são adversários. Já acolá são grandes companheiros de jornada.
Em tempo: o encontro político de São Sepé contou com a presença de graúdos de todos os partidos, seja em corpo presente ou por representação. Inclusive ilustres santa-marienses.
Luneta
Dois graúdos
Dois dos protagonistas do pleito de 6 de outubro serão oficializados neste último final de semana das convenções. Começa neste sábado de manhã, na sede do partido, quando o PT confirma Valdeci Oliveira para prefeito e José Farret (UB), para vice. E termina no domingo, também no mesmo turno, no Floratta, com o encontro conjunto PSDB/PP, para a unção da dobradinha Rodrigo Decimo/Lucia Madruga.
Plano de governo
Como disse líder do MDB, são as “as démarches iniciais” do plano de governo. O fato é que foram nomeados representantes do partido para essa tarefa, certamente junto a nomes do Novo, os técnicos Jairo Dutra (coordenador geral), Carmem Pacheco, Diego Rigon de Oliveira e Guilherme Passamani. Com a participação da secretária geral Marta Zanell, o primeiro encontro aconteceu na tardinha de quinta-feira.
Concorrência
O número não está fechado e ainda podem acontecer mudanças até a hora de inscrição das chapas. Mas já é possível afirmar que haverá grande disputa pelas 21 vagas de vereador disponíveis a partir de janeiro. São ao menos 200 concorrentes dispostos a virar parlamentares. Não obstante existirem alguns favoritos, muita gente boa deve ficar pelo caminho, justamente por conta da qualificada concorrência.
E então...
Até o momento em que esta coluna era fechada, ainda não havia definição sobre os rumos do PRD no pleito de outubro. Ou havia, na medida em que se mantinha a pré-candidatura de Moacir Alves a prefeito. Isso ou a, quem sabe, adesão a chapa liderada por Rodrigo Decimo, do PSDB (ambos na foto). Decisão ficaria mesmo para a convenção municipal, que acontece na tarde deste sábado, na Câmara de Vereadores.
Para fechar
Tende a não prosperar qualquer investigação mais aprofundada, mas nem todos creem na explicação oficial para a desfiliação automática da militante e pré-candidata a vereadora pelo PT, Renata Quartiero. Há quem desacredite ter sido exatamente um, como fala nota petista, “erro interno do sistema da justiça eleitoral.” O fato é que o partido optou por essa justificativa. Que pode estar certa. Ou não.